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- Antonio Barboza Ator / Teatro / TV / Cinema.
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sexta-feira, 8 de julho de 2011
ATA DA ASSEMBLÉIA "CARAS DO RECLAME" – 02 / 05 / 2011
A ASSEMBLÉIA, iniciada às 20 horas do dia 02 de maio de 2011, começou com a apresentação dos membros idealizadores do grupo e dos colaboradores diretamente relacionados ao encontro:
*Andrea Duque – Apresentadora e mediadora da reunião
*Henrique Benjamim
*Augusto Marin
*Hugo Coelho
*Rubens Cristóforo
*Francisco Gaspar
Após as apresentações, foi contextualizado um breve histórico do surgimento do "Caras do Reclame!", por Hugo Coelho e Augusto Marin.
No ano de 1998, surge o 1º "Caras do Reclame!", que resultou na criação de uma Associação Cultural em 2000, capaz de representar, com propriedade, a categoria, pois sendo uma entidade jurídica, poderia requerer seus direitos. Nessa época, os representantes do movimento são chamados a participar do "II Fórum de Publicidade", onde novas e antigas questões foram levantadas. Em conseqüência desse encontro, no ano de 2001, surge o "Primeiro Manual de Produção de Publicidade", sendo conhecido entre seus idealizadores como "Um marco civilizatório, numa floresta de sacanagem". Uma das questões levantadas foi que o contratante da campanha era uma entidade inacessível, por isso a Associação foi à ABRA (Associação Brasileira de Anunciantes) em busca de conhecer esse cliente. Essa mobilização causada pelo lançamento do manual, gerou uma grande reação de todas as partes envolvidas no processo de produção de publicidade e o resultado foi um manifesto, em massa, na Av Paulista, no dia 12 de maio do ano de 2005. Nele estavam, não somente atores, como também ABAM, SATED, ABRAFAMA, ou seja, havia um barulho consistente ali, com força, e a APRO (Associação da Produtoras) teve que aceitá-lo. Restou, claramente mostrado, que nada acontece de modo unilateral.
Infelizmente, as normas estabelecidas no manual acabaram sendo descumpridas e o movimento foi, gradativamente, perdendo forças. Hoje, nos deparamos com as mesmas questões de outrora, chegando-se à conclusão de que o problema não está nos clientes ou nas agências, mas sim nos próprios atores e em seu sindicato, o SATED.
Dentre essas questões, comumente levantadas, estão:
- saber-se que o sistema remunera bem se há uma estruturação da classe;
- que a ABRA era contraposta aos nossos ideais;
- que os produtores vendiam o ator/atriz ao anunciante por um alto cachê e que este mesmo cachê virava moeda de negociação entre eles.
Essa articulação dá-se por motivos reais e concretos, pois, ao contrário de outras categorias, o ator/atriz não possui local fixo de trabalho, está, literalmente, solto no mundo. Por essas e outras, a 1ª questão levantada, pela Associação, no "II Fórum de Publicidade", foi se o ator era, de fato, considerado relevante em uma campanha.
Após a apresentação e os esclarecimentos, cita-se a "Cooperativa de Atores" como um exemplo eficaz a ser seguido pela Associação de Atores. No entanto, a Associação pretende ter âmbito nacional, fortalecendo os conceitos criados, respaldando atores de outros estados e evitando, assim, que produtoras burlem o que for acordado.
Foi apresentado um cálculo sobre o cachê do ator/atriz, que deve seguir as seguintes normas:
30% do cachê bruto – Referente à força de trabalho (horas de set)
70% do cachê bruto – Valor de uso da Imagem. (Este valor varia de acordo com quem o fará, isto é, onde se revelará a diferença de custo entre um ator conhecido pela grande massa e de outro não é).
Este valor pago é questionado, uma vez que, o anunciante paga uma fortuna à mídia e em termos de proporção, o valor pago ao ator chega a ser aviltante.
Henrique Benjamim, esclarece que a página "Caras do Reclame!", criada no facebook, ressurge como protesto aos baixos cachês oferecidos e nos repassa, extra-oficialmente, as resoluções tomadas nas pré - reuniões do "III Fórum de Publicidade". Extra-oficialmente, pois o "III Fórum" ainda não foi realizado, apesar de já terem sido fechadas todas as questões referentes aos atores. Importante citar que Henrique tentou ter acesso à ata e não obteve êxito, nem junto ao SINAG (Sindicato das Agências), nem junto à APRO. Ambos disseram que ele deveria procurar pelo representante da classe nas reuniões, o SATED. Após quatro tentativas frustadas, de falar com a Sra. Lígia (presidente), ouve de sua secretária, Sra. Daniela, que a Presidência do Sated desconhecia haver a ata dessas reuniões. Por este motivo, o que repassa na reunião do dia 02, é o que tomou conhecimento através de pessoas que estavam presentes. Atenta também, para o detalhe de não termos sido chamados a participar, como aconteceu no "II Fórum", por estarmos desorganizados enquanto classe, por não sermos uma Associação. Segue o que foi fechado, não oficialmente, até então:
1º - Cachê teste de R$ 70,00. No entanto, como as agências e produtoras de publicidade estarão voltadas ao "Festival de Cannes" e o "III Forum" não foi realizado ainda, o cachê teste só deverá começar a vigorar em julho ou agosto, mas com seu devido reajuste, o que deverá estar em torno de R$ 80,00.
2º - Celebrar-se-ão dois contratos para a filmagem:
No primeiro, haverá um valor referente à diária de trabalho e ela será igual para qualquer cliente e ator;
No segundo, haverá o valor referente à imagem e direitos conexos, que será tabelado. Este valor estará associado ao "quilate" do cliente. Haverá um valor de referência (um mínimo, um piso), mas cada ator poderá pedir o que achar mais justo.
3º - Não existirão mais contratos de um ano e sim de 6 meses, com obrigação, da parte do ator, de renovação por mais 6 meses, caso o cliente julgue necessário. Nesse caso, não se recebe por força de trabalho, mas sim 100% dos direitos conexos.
Após um ano de contrato, se solicitada outra renovação, o ator poderá recusá-la. Caso aceite, terá liberdade de sugerir outro valor para isso, diferente do que foi pago na 1ª renovação. Teremos uma LIVRE NEGOCIAÇÃO.
Os institucionais, também terão tempo determinado para veicular, (máximo de 01 ano), seguindo os mesmos padrões de contrato. Com valores de cachês também tabelados, mas diferentes de filmes com veiculação em mídias abertas.
4º - Sobre atores principais e coadjuvantes :
Apareceu do lado do principal, mesmo sem fala alguma, já será considerado coadjuvante e terá direito à 70% do cachê pago ao principal.
5º - Após 02 (duas) horas de espera, o ator tem o direito de receber seu cachê teste e ir embora.
6º - Os filmes e fotos terão uma tabela por categoria, praça e tempo de veiculação.
7º - Todo ator deverá emitir sua nota, seja através da associação, cooperativas ou empresa própria.
Após esses esclarecimentos, vai-se, de fato, ao motivo principal desse encontro, que é o de sabermos se a Associação deverá ser reativada.
Algumas questões e esclarecimentos são colocados, tais como:
-A necessidade de uma organização da classe e para isso propõe-se a reativação da Associação de Atores. Com isso será preciso que haja subgrupos responsáveis pelas áreas de legislação, comunicação e produção.
-Também são colocadas questões referentes aos custos que uma associação precisa para funcionar, mas pensa-se em valores acessíveis a todos. Frisa-se que é preciso haver uma organização judicial.
-Algumas diferenças entre Associação e Sindicato são esclarecidas:
* Seus contratos sociais são bem parecidos, mas uma associação não existe sem uma força política e de pessoas. Por isso a importância de muitos filiados a ela, assim a representação da classe ganha força e imposição.
* O Sindicato tem, como representante da classe, atribuições específicas, incluindo ajuda de força policial; A associação, mesmo tendo algumas atribuições de sindicato, não tem esse poder. No entanto, ela pode pressionar o sindicato para que atenda a seus interesses.
* O sindicato NÃO pode ferir as leis trabalhistas, por isso a criação de uma associação forte para fiscalizá-lo.
Nesse momento há uma votação, pela maioria e é aprovada a reestruturação do "Caras do Reclame" como associação.
Após todos os esclarecimentos, abriu-se espaço para dúvidas pertinentes ao assunto.
CONCLUIU-SE NESSE 1º ENCONTRO, QUE A MAIORIA DOS PRESENTES, CONCORDA COM A REABERTURA DA “ASSOCIAÇÃO DE ATORES”.
http://www.carasdoreclame.org/search/label/Ata%0C%0B%3B%20Reuni%C3%A3o
Currículo Vitae de Antonio Barboza Atualmente ATOR CONTRATADO DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO.
Nome Artístico: ANTONIO BARBOZA
Com DRT / RJ
Endereço: Santa Teresa - Rio de Janeiro / RJ.
E-Mail: toninhobarbosalima@hotmail.com
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Skype: Antonio Barboza Tonibrj
Peso: 71k
Altura: 1,78m
Cor: Branca
Olhos e cabelos: Castanhos
Calçado: 42
Manequim: 36/38
Camisa: 3
Colarinho: 40 / 41
Terno: 50 m
Calça: 36 / 38
Data de Nascimento: 29/12/1964
Nacionalidade: Brasileira
Formação: 3º grau completo - História e Geografia licenciatura plena - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Barão de Mauá” do Centro Universitário “Barão de Mauá” de Ribeirão Preto–SP de
"A Moringa Quebrada (2012)", "Projeto Emily's (2012)", “O Interrogatório 6h e 12h (2010)”, “Clube da Cena: Comida (2009), “O Interrogatório 24h (2009)”, “Noite de Reis (2007)”, “O Inocente Inútil (2006)”, “Fantasminhas (2006)”, “Enlouquecidas (2006)”, “Uma Linda KuaZe Mulher (2005-06)”, “Rei Arthur e o Amor da Princesa Gunivere (2005)”, “O Casamento do Capitão Cagapau (2000-02)”, “O Pote dos Mil Demônios (2000-02)”, “O Asno (1999)”, “O Pássaro do Poente (1999)”, “Chegança do Boi Bumba (1998)”, “Le Grand Garçon Show (1997)”, “Mude Sua Vida (1997)”, “Morte e Vida Severina (1995)”, “Quixote Um Sonho (1994-1996)”, “Anomia (1991)”, “Pau Brasil na Cabeça Dele (1989)”, “Os Três Médicos (1989)”, “Como se Ensinou o Senhor Mockngpott a Deixar de Sofrer (1989-90)”, “A Garota do Gangster (1989)”, “Passa Cachorro, Sai Daí ou Cada Um Conta Como Quer (1988)”, “...E o Céu Uniu Dois Corações (1987)”, “E Assim o Vento Conta... (1987-88)”, “O Médico à Força (1987-89)”, “Stop - a Vida Parou ou Foi o Automóvel? (1986-1989)”, “O Morto Que Não Morreu (1985-86)”, “Cândido ou o Otimismo (1985)”, “As Aventuras de Pardoca (1982)”, “A Revolta das Marionetes (1981)”, “O Casaco Encantado (1981-82)”, “O Rapto das Cebolinhas (1979)”.
Clip: “O Rei Está Nú - Banda Benflos (2006)”.
Matéria Impressa sobre Antonio Barboza
Esta matéria foi publicada no JORNAL A CIDADE de Ribeieão Preto, uma cidade no interior de São Paulo com uma população aproximada de 700 mil habitantes, sobre minha carreira e batalha no Rio de Janeiro. Foi publicada num momento importante de minha vida e trajetória.
http://www.jornalacidade.com.br/noticias/68137/por-um-lugar-ao-sol.html
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